Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Configurando hunt list

Posted by gvillarinho em 17/12/2009


Neste exemplo, iremos configurar os ramais 2001 e 2002 para pertencerem a um hunt list com o numero pilot 2000 ( “ramal virtual” ), ou seja, toda vez que discarmos ao 2000 a ligação irá para executar a ação de jogar a ligação para o numero 2001 e depois 2002 e caso nenhum dos 2 atenda, iremos jogar a um numero externo.

1. Passo: Criando o Line Group

Acesse a pagina web do callmanager e vá na opção Call Routing > Route/Hunt > Line Group.

clip_image002

Line Group como o nome diz, ele faz um grupo de linhas, ou seja, dos nossos ramais, iremos criar um LG ( Line Group ) associando os ramais 2001 e 2002.

Quando acessar a aba do line group aperte o botão com símbolo de + em azul(add new), que é para adicionar novo line group.

clip_image004

A opção RNA Reversion Timeout que esta grifada acima é muito importante, pois serve para definirmos quanto tempo a chamada ficará em cada tocando em cada ramal.

A outra opções menos importante como Hunt Options que podemos definir as ações que será feita caso ninguém atenda ou de ocupado por exemplo.

clip_image006

Agora iremos procurar os ramais que irão participar do hunt list, em nosso exemplo 2001 e 2002. Só pesquisar, colocando a partição que ele pertence e o ramal e clique em Find.

2.Passo: Criando um Hunt list

Agora iremos criar um hunt list, que será nosso agrupar de line groups. Para isso na pagina web do callmanager, vá em Call Routing > Route/hunt > Hunt List.

clip_image008

Clique no botão de add new ( símbolo + em azul )

Aqui as configurações são simples, criar um nome, descrição a qual callmanager group vai estar e basta clicar no botão Add Line Group e coloque o nosso line group criado acima.

clip_image010

Único detalhe aqui é que colocar mais de um line group dentro do hunt list e as ações de como irá jogar de um line group para outro é definida dentro do line group em Hunt Options

3. passo: Criando hunt pilot

Nosso ultimo passo é associar o hunt pilot a um hunt list, para isso acessa a pagina web do callmanager e vá em Call Routing > Route/Hunt > Hunt Pilot.

clip_image012

Clique no botão Add new ( símbolo + em azul )

clip_image014

As configurações de Pattern são simples:

Hunt Pilot = numero do “ramal virtual” que estamos criando ( em nosso exemplo, usamos o ramal 2000 )

Route Partition = partição que os outros ramais teriam que ter para poder ligar.

Hunt List = coloque o que criamos a pouco.

O resto das configurações, deixar padrão, não há necessidade de altera-las, caso tenha interesse em saber pra que serve cada campo, vá em Help > This Page.

Nas configurações de Hunt Forward Settings, devemos no nos atentar ao Maximum Hunt Timer, que significa quanto tempo ele vai “ficar segurando a chamada até ser atendida”, ou seja caso nenhum dos ramais configurados em nossos line groups atenda a ligação em 30 segundos, a chamada irá ser desviada para o numero externo configurado em Forward hunt no Answer.

Pergunta: Porque usei 30 segundos ?

Resposta: Simples, temos 2 ramais configurados apenas neste hunt list, e cada um deixei o RNA timeout de 15 segundos, então depois de tocar 15 segundos em cada, o hunt pilot vai para de “segurar” a chamada e ira encaminhar para o que estiver configurado no Forward No Answer

Anúncios

2 Respostas to “Configurando hunt list”

  1. Thais said

    Muito legal, Villa! 🙂

  2. Fábio Marques dos Santos said

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento me ajudou muito!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: