Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Como funciona a requisição de Licença no CUCM

Posted by loliveira em 13/09/2010


Untitled 

1° Passo:  Uma requisição de um certo numero de DLU´s (Device Licence Unit) é feita pelo Admin Subsystem ocasionada por um evento (registro de telefone por exemplo)

2° Passo: O License Manager Service no CUCM Subscriber encaminha a requisição para o Publisher que possui o serviço License Server em funcionamento (Apenas o Publisher roda este serviço)

3° Passo: O License Server recebe o evento de requisição de licença e reserva o número requerido de DLU com base no tipo do dispositivo. Se não existir o número suficiente de licensas para acomodar o dispositivo, uma mensagem de negação será enviada de volta para o License Manager no Subscriber. Se existir recursos disponíveis, o License Server permitirá a requisição e enviará uma mensagem aceitando o registro do dispositivo para o License Manager no Subscriber.

4° Passo: O serviço License Manager no Subscriber recebe a mensagem de permitido ou negado e aceita o registro do telefone enviando um aviso para o Admin Subsystem.

5° Passo: Se a requisição de licença for negada, o Subscriber gera um alarme no Alarm Subsystem. A mensagem de negação do registro do dispositivo ficará disponível no CUCM syslog server por padrão.

O Alarm Subsystem gera alarmes que são roteados para os Event Logs ou enviados para uma estação de gerenciamento configurada via SNMP traps para notificar o administrador das seguintes condições:

Overdraft
: Ocorre quando uma condição de Overdraft surge. Uma condição de Overdraft ocorre quando se está utilizando licenças a mais que o disponível.
É permitido utilizar até 5% além do número máximo de licenças disponíveis.

License server down
: Ocorre quando o License Manager não consegue se comunicar com o License Server.

Insufficiente Licenses: Ocorre quando o License Server detecta que de fato não existe licenças o suficiente para suprir as requisições e dispara um alarme para notificar o administrador.

Esse mecanismo é válido para os CUCM 5.x, 6.x, 7.x.
Eu ouvi comentários que o CUCM 8.x utiliza um método diferente de licenciamento, irei pesquisar sobre e postarei aqui em breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: