Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

CUCM – Implementação Single Site

Posted by loliveira em 24/09/2010


A figura abaixo exibe o modelo CUCM Single-Site, que consiste de um cluster CUCM localizado em um único site ou MAN(Metropolitan-area network) que não oferece serviços de telefonia através da WAN.
Todos os servidores CUCM, aplicações, e recursos DSP´s pertencem a mesma localidade.24-09-2010 22-17-10

As empresas normalmente implementam o modelo Single-Site sobre a LAN ou MAN para transportar o tráfego de voz pelo site. Neste modelo as ligações além da LAN ou MAN utilizam a PSTN.

O Modelo Single-site possui as seguintes características:

* Máximo de 30,000 IP Phones (SCCP ou SIP) ou dispositivos de video SCCP (7985, CUVA)

* Máximo de 1,100 dispositivos H.323 (Gateways, MCU, Trunks e Clients) ou Gateways MGCP por Cluster.

* PSTN para efetuar ligações externas

* Recursos DSP para conferência, xcode e MTP estão no mesmo site.

* Clientes H.323, MCU´s H.323 – Cisco Unified Videoconferencing 3500, e gateways H.323/H.320 precisam se registrar em um Gatekeeper. O CUCM utiliza um trunk H.225 ou gatekeeper-controlled trunk para se registrar no Gatekeeper.
O Gatekeeper provisiona roteamento de chamadas e gerenciamento de banda para dispositivos H.323 registrados nele (Incluindo o CUCM). Multiplos Gatekeepers podem ser utilizados para oferecer redundância.

* Recursos de MCU são necessários para realizar videoconferências multi-ponto. Dependendo dos requisitos da conferência, estes recursos pode ser SCCP, H.323 ou ambos.

Siga estes procedimentos de melhores práticas ao implementar o modelo Single-Site.

* Ofereça alta disponibilidade e infra-estrutura de tolerância a falhas com base em filosofias comuns de infra-estrutura.
Uma boa infra é essencial para facilitar a migração para o Cisco UC, simplificar a integração com aplicações como streaming de vídeo e videoconferência, ou para expandir sua implementação de UC através da WAN ou para múltiplos CUCM Clusters.

* Conheça os padrôes de discagem do seu site. Use o modelo Single-Site se a maioria das suas ligações da sua empresa forem para o mesmo site ou para usuários externos na PSTN.

* Utilize o codec G.711 para todos os dispositivos. Esta prática elimina o consumo de recursos DSP para Xcode. Estes recursos podem ser alocados para outras funções como conferências ou MTP.

* Utilize gateways MGCP para a PSTN se você não necessita de funcionalidades H.323. Esta prática simplifica a configuração do plano de discagem.
H.323 pode ser necessário para oferecer suporte a funções específicas como NFAS ou CLID em FXO analog gateways. CLID é suportado em gateways MGCP T1/E1.

* Implemente PoE para os dispositivos, QoS e Segurança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: