Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Não é possível registrar novos aparelhos devido ao Serviço License Manager estar fora!

Posted by gvillarinho em 24/11/2010


Esta tentando registrar novos ramais no Callmanager com licença disponível, com auto-register ou mesmo configurando manualmente ele apresenta erro de DbConfig ?

clip_image002[1]

Pode ser que você esteja enfrentando o bug CSCtc43971 (necessário CCO para visualização).

Pela descrição do BUG, o problema pode ocorrer nas versões 7.1.3-10000-11 com um numero muito excessivo de arquivos Lic’s instalados no Callmanager ou na versão 8.0.0.99091-5.

O problema que peguei foi na versão 7.1.3-30000-1 com muitas lic’s instaladas, para verificar se com o mesmo problema que peguei, faça os seguintes passos:

Acesse o Callmanager, vá para a aba de Serviciability, Tools > Control Center – Network Features, role a pagina até o Platform Services e verifique o serviço License Manager. Caso esteja fora, tente subir o serviço.
Repare que, ele ira ficar “travado” em Starting e depois volta ao status Down.

Verifique na aba de CM Administration, System > Licensing > License file Upload se tem muitos arquivos instalados, no meu caso eu tinha 91 arquivos(90 para telefones * 10 units e uma contendo o switch version e o Node license).

Se ocorrer exatamente o descrito acima, do serviço permanecendo down, você terá que abrir um TAC para o engenheiro mesclar todas as licenças ou atualizar o Callmanager. Sugiro a primeira opção pois não se sabe ao certo se atualizar vai resolver a situação, uma vez que nem a versão 7.1.3-30000-1 esta falando na descrição do BUG.

Passo-a-passo do que fazer:

1 – Abra um TAC;
2 – Informe ao engenheiro que esta com o problema do license manager down e encontrou o bug CSCtc43971;
3 – Passe todos os PAK numbers para o engenheiro, que lhe encaminhará uma license única com todos arquivos;
4 – Acesse o Callmanager via SSH (CLI), e insira o comando que irá deletar todas as LIC’s:

file delete license *.lic

5 – Depois de ter excluído todas as licenças, volte a pagina Web no CM Administration, System > Licensing > License file Upload e carrega a nova licença.
6 – Vá para Serviciability, Tools > Control Center – Network Features e dê um Start Service no License Manager, perceba que agora ele vai subir !
7 – Necessário reiniciar o Callmanager Service em Tools > Control Center – Service Features. (CUIDADO!!! AO EXECUTAR ESSE COMANDO, TODOS TELEFONES IRÃO PERDER AS LIGAÇÕES CORRENTES E RESETAR)
8 – Vá na aba CM administration, System > Licensing > License Unit Report, e verifique se esta tudo ok.

clip_image002[3]

OBS1: Antes de mais nada, tenha todas as licenças (LIC) e PAK numbers em mãos.

OBS2: Lembre-se que o Callmanager tem 3 tipos de licença, as licenças de Device (quantos telefones pode ter), a do Node(quantos Callmanager em cluster pode ter) e a “switch version” (Qual versão tem permissão para funcionar). Na Lic instalada tem que ter as 3 informações, ou você pode muito bem pedir a mesclagem apenas das licenças dos telefones e manter a do Node e o switch version separada, como eu fiz.

OBS3: Tenha muito cuidado, se tem duvida de como realizar esse procedimento, NÃO O FAÇA! Peça ao TAC realizar para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: