Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Transferir ligações direto para um Voice Mail

Posted by loliveira em 08/06/2011


Neste post irei ensinar como transferir uma ligação direto para um VoiceMail utilizando o CUCM e o Unity Connection.

1 – No CUCM: Crie um DN (1212 neste exemplo) atribua o VoiceMail Profile para este DN e habilite o forward all para o Voice mail

2 – No Unity Connection: Crie um CallHandler Template e edite o Greetings deste CallHandler que acabou de criar.
No menu superior selecione Edit e clique em Greetings.

3 – Defina a ação a ser tomada: neste nosso caso é para ele pegar a mensagem de voice mail.
Se você quiser, clique em Play the “Record your message at the tone” para a pessoa ouvir uma mensagem antes da gravação iniciar (*Grave sua mensagem após o sinal*). Caso não selecione este parâmetro, irá ser exibido apenas um bip antes da gravação iniciar.

4- Ainda no CallHandler Template: clique em Edit e selecione Message Settings:
Aqui você irá definir quem irá receber a mensagem. Podendo ser um usuário especifico ou um lista de distribuição (vários usuários).

5 – Agora que já temos o CallHandler Template configurado, iremos configurar o System CallHandler, e será necessário invocar o CallHandler Template criado no passo anterior.

6 – Feito isso é só correr para o abraço.

Disque para o DN configurado no passo 1  e você será direcionado para o CUC(Cisco Unity Connection) que tem um CallHandler para manusear a ligação e entregar o voice mail para o destino que você escolher.

Anúncios

6 Respostas to “Transferir ligações direto para um Voice Mail”

  1. Dario said

    Pessoal, como seria o desvio normal para o voicemail? ao inves de usar o “Forward all” utilizaria as outras opções de forward on busy?
    Voces tem algum passo a passo ou howto para fazer isso?
    E outra coisa, como depois o usuario trata as mensagems?
    Preciso implementar voicemail num CUCM 8.5 e estou apanahando..
    Obrigado!!

    • loliveira said

      Dario, o desvio para o voice mail é acionado após expirar o RNA (Ring No Answer) definido na line de cada dispositivo se este tiver com o voice mail profile configurado e a conta no Unity ativa. O Forward All é usado apenas para transferir para outro ramal …

      O usuário ira tratar as mensagens de acordo com a sua implementação do Unity …. o CUCM é apenas um Call Agent ele não faz a função de voice mail, para isso você necessita adquirir o Cisco Unity Connection ou o Cisco Unity Express.

      Abços

      • Dario said

        Loliveira, eu ja tenho o Unity connection!! o que não sei fazer é configurar ele para guardar as mensagens de voz e depois recuperar as mesmas..
        Estou com os livros ccna-voice, cipt1 e cipt2 e ainda não consegui descubrir como fazer isso..
        Voce tem algum link para me passar? algum how-to..
        Obrigado!!
        PS: já pensaram em fazer um forum de voice?

      • loliveira said

        Dario, de uma olhada neste link:

        Este livro explica o funcionamento e como integrar o Unity Connection com o CUCM.

        Em relação ao forum, a cisco inaugurou o NetPro em portugues no ano passado portanto não vimos a necessidade de manter um fórum sendo que o próprio fabricante já nos fornece.

        Abços

      • loliveira said

        Dario, primeiro vc precisa definir de onde o unity vai buscar os usuários … do CUCM ? do AD ? … .apos isso é feito um lance de associações:

        Após estar tudo configurado corretamente no CUCM (Voice Mail Profile, Hunt Pilot, Voice Mail Ports), você precisa associar o usuário ao device em device association no user management do CUCM, de um save e dpois defina o Primary Extension deste usuário (o ramal dele).

        Pronto CUCM OK.

        No Unity você deve importar o usuário, neste momento o Unity cria de fato a caixa postal do usuário, assim ele irá reconhecer quando o CUCM enviar uma sinalização com o numero do ramal do usuário chamado e iniciar a gravação da mensagem.

        Apos a gravação o Unity irá enviar uma sinalização para o CUCM acender o MWI e avisar o usuário que ele possui um voice mail.

        O usuário aperta o botao que possui um envelope em seu ip phone, e este aciona o voice mail profile, que tem o hunt pilot para as voice mail port do unity connection.

        Consumido uma porta CTI, o unity reconhece quem está originando a chamada e direciona para a caixa postal correta com base no DN.

        O usuário insere o PIN e acessa a ura para ver as gravações.

        É basicamente isto.

  2. Dario said

    Loliveira, o link não venho, mas imagino que deve ser o livro “Configuring Cisco Unified Communications Manager and Unity Connection: A Step-by-Step Guide” (que tambem tenho).
    O meu problema é que nos livros ja me falam como setar quotas, senhas etc.. mas em lugar nenhum entendi como o usuario acessa as mensagems. Pelo que estou lendo tem um softkey que liga diretamente para um hunt pilot do Unity e o servidor reconhece o callerID. Se este for um DN então pede o PIN para o usuario aceder as mensagems. Se for um numero de fora aparece o audio pedindo para deixar uma mensagem… é mais ou menos assim que funciona??
    Obrigado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: