Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

CCNP Voice – CIPT1 8.0 – Aprovado

Posted by Aderno em 08/08/2011


Aehh galera do AVVID, é com muito prazer que informo que fui aprovado na prova CIPT1-v8.0 na ultima sexta, depois de uma semana extremamente corrida, posso respirar aliviado, por enquanto.

Bom para esclarecer melhor, eu comecei o currículo CCNP Voice em fevereiro, quando passei na prova Cvoice v6.0, fiz no ultimo dia disponível para esta versão rs, e consegui então o certificado do CCNA Voice com esta prova. Agora faltam apenas 3 provas (CIPT2, TSHOOT e CAAPS).

Agora, infelizmente, para aqueles que começarem o currículo do CCNP Voice, antes vão ter que fazer a prova do CCNA Voice (640-461 ICOMM v8.0). Infelizmente o CVOICE8.0 não dá direito mais ao CCNA Voice, então é uma trajetória de 6 provas ao todo, parece muito, mas nada impossível.

Bom falemos da prova CIPT18.0 de uma vez por todas.

Como não existe ainda material “oficial” para as provas da versão 8 (exceto para o CVOICE8.0), já que os livros oficiais, teoricamente, vão ser lançados só no começo de setembro, resolvi estudar pelo material do CIPT1v6.0. Depois estudei pelo study guide da versão 8.0 , que já disponibilizamos o link para download em um post anterior.

Percebi que não existe muita diferença entre os dois materiais, falando-se de teoria de processamento de chamadas, é basicamente a mesma coisa, exceto na parte prática, onde alguns links mudam de nome ou de posição no CUCM, mas no geral é muito parecido.

Além disso, alguns temas do CIPT1v6.0 foram removidos (Voice-Mail System Integration e Cisco Unified Video Advantage) e alguns outros foram adicionados à versão 8.0 (Cisco Unified Mobility e mais detalhes sobre Auto-Registration e Bulk Administration Tool).

O study guide mostrou-se bem mais simples de estudar e bem mais completo do que eu esperava. Se tivesse estudando apenas por ele teria alcançado o mesmo objetivo, mas para aqueles que não tiverem com muita pressa e  quiserem começar pelo material antigo e usar o study guide como revisão, como eu fiz, não vão se arrepender.

Finalizando, utilizei um braindump antes da prova, como esta prova é uma das menos procuradas por enquanto, levando em consideração que aparentemente a maioria estão fazendo as provas CVOICE, CIPT2, TSHOOT e CAAPS, este braimdump estava bem defasado, tinha perguntas de outras provas misturadas, algumas respostam claramente estavam erradas mas valeu para conhecer o formato da prova e me preparar um pouco. Mas eu indico fortemente que todos estudem o conteúdo inteiro e não vão apenas por braindump, eu passei por bem pouco.

Outra dica, arrumem um PC com 4GB de memória, no mínimo 72GB de HD livres e instalem uma VM do CUCM 8.0 para treinarem. Vocês podem também subir 3 VMs windows bem leves para rodar o IP Communicator para fazer os testes, ajuda muito.

É isso, boa sorte para aqueles que estão começando nesta caminhada rumo ao CCNP Voice.

Anúncios

3 Respostas to “CCNP Voice – CIPT1 8.0 – Aprovado”

  1. Diogo said

    Parabéns pela conquista! Bom saber que não tem muitas novidades nessa prova. Acho que as principais novidades vão ser em provas como CVOICE e CAAPS.

    Boa sorte nos proximos desafios!

    Abraços!

    Diogo.

  2. MarKito said

    Grande garoto, parabéns pela conquista!!!Agora amigo gostaria de tirar uma dúvida com vc:Em fevereiro realizei quase todos os exames para a certificação CCNP_VOICE, faltando somente uma que foi o exame 642-446 que na época reprovei.Vc saberia me dizer se com a realização do exame 642-447 eu consigo o título de CCNP_VOICE sem precisar fazer as novas provas do conjunto, aproveitando as antigas da versão 6.0?

  3. Artur said

    Voces conhecem algum CCNP Voice interessado em trabalhar em Brasília? em caso afirmativo favor enviar curriculo para artur.trajano@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: