Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

CUCM 8.x em Vmware – Falha de comunicação

Posted by Aderno em 17/08/2011


Olá amigos, de acordo com algumas dicas já publicadas aqui antes, é possível criar um CD inicializável para instalar o CUCM a partir das imagens disponibilizadas pela Cisco, vide post.

Como citei no meu ultimo post, usei uma VM do CUCM 8.5 para estudar pro CIPT1 v8.0, então segue algumas dicas, que podem ser usadas após a instalação do CUCM sobre uma falha que encontrei.

Depois de ter instalado o CUCM 8.5, tive problemas para acessar a interface GUI ou mesmo a CLI via telnet. Percebi que não tinha conectividade com a maquina virtual e portanto, só conseguia acessar pela console do VMware. O sintoma básico era que conseguia pingar por algum tempo, mas depois de iniciado todos os serviços, perdia a conectividade com o CUCM.

Depois de muito quebrar a cabeça,  depois de pedir ajuda aos colegas do blog e revisar os serviços do CUCM, e depois de muitas pesquisas na net, descobri que a solução para o problema era algo que qualquer ex técnico de computador saberia se não estivesse tão enferrujado como eu:  problema de driver.

Isto mesmo, o Vmware, que era o software de virtualização que eu estava usando, também tem drivers para funcionar com determinados tipos de sistemas, que é conhecido com VMTools. E não é diferente para o CUCM, mas precisamente para o RedHat 4.0. A vmware disponibiliza o VmTools com os drivers para o RedHat, que sem eles, não permitem que a rede funcione corretamente no CUCM8.5. O legal é que o Vmtools trás um monte de melhorias para a VM como desempenho do vídeo, velocidade e sincronismo do mouse, funções de copiar e colar entre a VM e o host e etc.

A instalaçao do VmTools depende do cliente Vmware que vocÊ estiver usando, eu estava usando o VMware Server que não mostrava nenhuma atualização, depois mudei pro VMware Player que automaticamente mostrava que existia uma atualização pro sistema que eu estava usando (Linux), então tive que fazer o download da atualização. Você pode encontrar mais detalhes para o seu cliente Vmware neste link.

Resumido o procedimento:

  1. Inicie a maquina virtual do CUCM  e depois de carregado o sistema, acesse a console e conecte na CLI do CUCM com a senha de administrador;
  2. Inicie a instalação do VmTools primeiro no cliente VMware. Este passo vai depender da versão do VMware que você está usando, aqui vou mostrar um exemplo com o Vmware Player:
    Na janela de console da maquina virtual, clique no menu “Virtual Machine” e depois em “Update Vmware Tools…”:
    – Clique em “Yes” para continuar o processo:
  3. Baseado no sistema operacional usado na VM  é montado a imagem do VMTools específico no CD-ROM, neste caso para Linux.
  4. Você poder ver a versão do VMtools rodando, usando o comando: utils vmtools statusdentro CUCM:
  5. Depois disso, inicie a instalação do VMtools dentro do CUCM com o comando: utils vmtools upgrade, você receberá um alerta,  então confime digitando Yes e depois enter:
  6. Pode levar vários minutos e o sistema vai reiniciar no mínimo 2 vezes. Depois disso, confirme a atualização com o comando utils vmtools status:

Pronto, agora é só se “divertir” com seus labs. Boa sorte.

Anúncios

Uma resposta to “CUCM 8.x em Vmware – Falha de comunicação”

  1. Degobi said

    Muito bom o artigo.
    Como estou utilizando o vmware esxi, precisei reiniciar a maquina virtual para a instalação do vmware tools 4.
    Depois, fiz o upgrade com sucesso.

    Vlw a dica.

    abs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: