Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Metodos de distribuição de firmware para os telefones IPs Cisco

Posted by leonardotns em 31/08/2011


Creio que todos ja passaram por essa situação de estar em um site remoto e ter de ficar esperando os telefones IPs atualizarem o firmware, abaixo estarei citando alguns metodos que podem que irão ajudar em particular o Peer Firmware Sharing, ja vi o mesmo em pratica e posso dizer que é um dos melhores metodos, claro que de acordo com o cenario em que vocês estiverem.

Logo quando o Call Manager foi lançado versão 2.2 os firmwares dos telefones IPs possuíam 225 kb ( 7945 e 7960) e com isso não tínhamos tantos problemas para carrega-los ou atualizar  via WAN.

Mas os telefones começaram a ter novas features e com isso o tamanho do firmware aumentou para 7.1 mb (7941 e 7961) tornando inviável a atualização em massa dos telefones IPs via WAN, por isso a Cisco criou os métodos de distribuição de firmware de acordo com os cenários existentes. Os métodos são:

Tradicional (Padrão):

Os telefones IPs irão requisitar o firmware para o CUCM que esta fazendo o papel de servidor TFTP. Esse é o cenário padrão de muitos ambientes.

Vantagens: Indicado para ambientes single-site

Desvantagens:  Para ambientes multi-site requer alta largura de banda pois os telefones tem que buscar o firmware através da WAN,  varias requisições TFTP para um único servidor ( depende do tamanha de seu ambiente), alta processamento do servidor  a atualização ( depende do tamanha de seu ambiente.

Load Server :

Este método consiste em customizar um servidor TFTP em cada site para que os telefones IPs busquem os firmwares nos servidores locais ao invés de buscar no CUCM.

Vantagens:  Rápida atualização dos firmwares, indicado para ambientes multi-site, reduz a sobrecarga sobre o servidor TFTP (CUCM), redução do tempo de atualização dos firmwares.

Desvantagens:  É necessário configurar o IP do servidor TFTP manualmente em cada telefone IP, copiar o firmware dos telefones IPs para os servidores TFTP, não indicados para ambientes com sites grandes.

Peer  Firmware Sharing (Peer-to-Peer Image Distribution – PPID):

Neste ultimo método consiste em configurar um telefone IP como pai que baixa o firmware do servidor TFTP (CUCM), e os outros telefones serão os filhos e baixarão o firmware de seu telefone Pai, sendo assim o telefone IP  com esta feature habilitada verifica em sua sub-rede os telefones IPs do mesmo modelo que estão solicitando o firmware  para o TFTP e hierarquicamente e fornece o arquivo conforme a imagem abaixo:

Enquanto o telefone IP CP-8961 baixa o firmware os telefones IPs 193 e 187 esperam que ele concluía o download do firmware do servidor TFTP (CUCM). Quando o download é concluído os telefones IPs 193 (Filho) e 187 (Filho)  baixam o firmware do telefone IP CP-8961 (PAI), como a imagem é transferida de telefone para telefone ela é feita através de uma conexão TCP e não UDP.

Para que um telefone não fique sobrecarregado o telefone PAI não pode ter mais do que dois telefones Filhos. Notem que na figura acima depois que os telefones IPs 193 e 187 baixaram o firmware eles se tornaram PAIS e serviram o firmware para outros telefones IPs .  Lembrando que essa atualização entre Telefone Pai e filho é entre telefones IPs do mesmo modelo.

Vantagens: Um download por modelo de telefone IP através da WAN,  indicado para ambientes multi-site,  transferência dos firmwares utilizando o TCP,  reduz a sobrecarga sobre o servidor TFTP (CUCM), redução do tempo de atualização dos firmwares, caso haja alguma falha na transferência do firmware entre os telefones IPs (PPID) é feito o  fallback para o servidor TFTP (CUCM).

Desvantagens:  Necessário habilitar a opção Peer Firmware Sharing nos telefones IPs que serão os Pais, tem de ser efetuado por modelo de telefone IP conforme imagem abaixo:

Este são os modelos para realizar distribuição dos firmwares dos telefones IPs em seu ambiente de acordo com a necessidade.

OBS: É necessário verificar se o telefone suporta a feature Peer Firmware Sharing.

Segue abaixo o link da Cisco para maiores informações:

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/voicesw/ps6882/ps6884/white_paper_c11-583891_ps10453_Products_White_Paper.html

Abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: