Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Simulando Telefones IP Cisco

Posted by Aderno em 10/10/2011


Olá pessoal, gostaria de partilhar algo que, para mim, que estou em fase de estudos para as certificações, e mais do que isso, que estou em fase de aprendizado neste mundo de Telefonia IP Cisco, vai revolucionar a forma como estudamos e fazemos testes no ambiente do CUCM.

Deixando o sensacionalismo e o exagero de lado rs, descobri um programa bem interessante, ele se chama VTGO-PC da IP Blue. Este software, assim como o título do post diz, simula um ou mais telefones IP Cisco no seu computador. Ele é na verdade um softphone “quase” comum, mas para o Communication Manager, é apresentado como um telefone IP Cisco mesmo.

Mas o que ele tem demais para eu ter sido tão exagerado no começo do post? Vamos então à lista de funções:

  • Usa o protocolo SCCP;
  • Emula os telefones Cisco série 79xx, IP Communicator e também os módulos de expansão;
  • Funciona com o antigo CallMananger 3.2.4.1 em diante, inclusive o Communication Mananger Express;
  • Suporte ao Cisco Survival Remote Site Telephony (SRST) e DHCP option 150;
  • Suporta vários dispositivos de audio USB;
  • Suporte à Extension Mobility;
  • Integração com LDAP;
  • Logon por conexões VPN;
  • Etc.

Resumindo, ele suporta praticamente todas as funções que um telefone IP Cisco suporta, sem que você tem que pagar algumas centenas de dólares por ele.  Para mais detalhes, consultem o link no site da IP Blue na sessão “Products”.

Existem várias versões do software, que rodam em Windows, e também tem versões para dispositivos móveis que rodam em Windows Mobile 2003, WM5 and WM6.

As versões mais interessantes são o VTGO-Lite e o VTGO-Multilab. Este ultima é o mais usual para testes, onde você pode carregar até 5 sessões do software ao mesmo tempo, fazendo com que cada sessão seja um telefone diferente, que pode registrar no mesmo cluster CUCM ou em clusters diferentes e fazerem ligações entre si.

Bom mas vamos ao que interessa, que é a instalação e uso do software. Como alegria de pobre dura pouco, este software é pago, mas podemos usar -lo em modo de trial, que permite sessões de 20 minutos e ligações de 2 minutos, que acredito ser o suficiente para fazermos vários testes e labs. Mas tem sempre aquele jeitinho brasileiro né, de achar um número de série na NET, mas se alguem disser que eu disse isso, eu nego!!!

Bom, podemos fazer o download da versão trial direto no site do fabricante, e a instalação é simples, nosso famoso “Next-Next-Finish” sem novidades.

No meu caso, instalei a versão VTGO-Multilab, que requer algumas configurações diferentes. Como no final vamos configurar no CUCM telefones Cisco 79xx, precisamos do endereço MAC do aparelho, e para que tenhamos 5 sessões diferentes, vamos precisar de 5 endereços MAC diferentes, e para isso, vamos usar a “mágica” das interfaces virtuais do Windows.

Para configurar uma interface virtual, vá ao Painel de Controle > Adicionar Hardware. Na primeira tela clique em avançar, ele vai tentar encontrar algum hardware novo que você tenha adicionado, depois disso, escolha a opção “Sim, eu já conectei o hardware” e depois clique Avançar. Depois disso vá avançando até o final, selecionando as opções de acordo com as imagens abaixo:

                      

                        

Será preciso fazer este procedimento pelo menos 4 vezes se quisermos usar as 5 sessões, lembrando que em uma das sessões usaremos o MAC da placa de rede física.

Depois disso, teremos que configurar o VTGO. Vá no menu “Iniciar” > Programas > IP Blue e selecione a opção “Configuration Wizard”

No campo TFTP Server, colocamos o endereço do CUCM, se deixarmos vazio ele tentará obter o endereço pelo DHCP Option 150, infelizmente aqui na minha rede não consegui fazer funcionar esta opção, mas fique à vontade para tentar.

No campo MAC vai o endereço MAC que será usado no telefone. Você pode pegar o endereço MAC da interface física e das interfaces virtuais acessando o prompt do MS-DOS e digitando ipconfig /all.

Em Phone Type, selecionamos o modelo do telefone, que tem que corresponder ao endereço que será configurado no CUCM.

Pronto, agora é só adicionar um novo telefone do modelo escolhido na opção anterior e o endereço MAC respectivo no CUCM e atribuir um Directory Number para cada um:

Um detalhe que é muito importante, devemos desativar a segurança do telefone, senão ele não irá registrar. Para fazer isso, na configuração do telefone, sessão “Protocol Specific Information” devemos escolher um “Device Security Profile” sem segurança:

Pronto, agora podemos abrir algumas sessões do VTGO e fazer ligações entre eles. As opções de implementação deste software são inúmeras. Podemos usar ele para fazer labs com nosso maquina virtual do CUCM, podemos usá-lo como ferramenta de solução de problemas, fazer captura de pacotes e etc.

Abaixo um exemplo de dois telefones registrados no mesmo cluster fazendo uma ligação entre si:

E só para explicar, o sensacionalismo no começo do post se deve ao fato de eu estar me tornando um grande entusiasta da AVVID da Cisco, por isso eu acho sensacional cada pequena coisa que descubro. Fiquem espertos porque isso pega.

Bom divertimento.

Anúncios

3 Respostas to “Simulando Telefones IP Cisco”

  1. Diogo said

    Ótimo post! Vou testar nos meus próximos labs!

    Abraços!

  2. Edson Ferreira said

    Nossa! Que post massa!

    Essa dica vale ouro, muitíssimo prático!

    Obrigado 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: