Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

User-Facing Features

Posted by loliveira em 22/12/2011


Na arquitetura do CUCM, o Publisher é o único servidor que possui o banco de dados de leitura e escrita, e os Subscribers possuem uma cópia do banco de dados mas com a opção de leitura apenas. Portanto,  se você realizar qualquer alteração (criação de ramal, alteração de display etc) em qualquer um dos servidores Subscribers da rede, estes irão enviar a atualização para o Publisher pois somente este tem privilégio para gravar alterações no banco de dados.
Caso o Publisher fique indisponível, 99% das alterações no cluster ficará indisponíveis ! …
“- Perai, mas o 1% restante… do que se trata ? ”

Pois bem, o fato da arquitetura funcionar assim é para manter a consistência das informações do cluster, imaginem se cada servidor possuir um banco de dados de leitura e escrita em um cluster com 5 servidores ? Alem de gerar possíveis inconsistências no banco de dados, o fluxo de troca de informações entre os servidores seria imenso devido as atualizações feitas em cada um deles.

(Voltando ao 1% restante….)
Até o CUCM 4.x (aff …. ) se o Publisher ficasse indisponível nenhuma alteração, mas NENHUMA MESMO poderia ser feita no cluster …. até um “Transferir todas as chamadas”  ficaria indisponível nos IP Phones pois este necessita de uma alteração no banco de dados sobre o estado do IP Phone.

Que eu me lembre, acho que a partir do 5.x foi implementado o User-Facing Feature mas algumas documentações citam ele apenas sobre o CUCM 6.x, enfim …. a Arquitetura Linux (5.x em diante) trouxe imensas melhorias a solução.
O User-Facing Features é a definição das alterações que podem ser efetuadas em casos de indisponibilidade do Publisher e permite que uma pequena parte do banco de dados dos Subscribers seja de leitura e escrita (o tal 1% :] ) . Alguns exemplos são:

■ Call Forward All (CFA)
■ Message Waiting Indication (MWI)
■ Privacy, Enable/Disable
■ Do Not Disturb, Enable/Disable (DND)
■ Extension Mobility Login (EM)
■ Hunt Group Login Status
■ Monitor (future use)
■ Device Mobility
■ CTI CAPF Status (Computer Telephony Integration, Certificate Authority Proxy
Function)

Finalizando, embora seja possível algumas alterações na ausência do Publisher, a melhor de todas as práticas é EVITAR DE TODAS AS FORMAS que o Publisher fique indisponível, para isso procure utilizar servidores redundantes em seus projetos (7835, 7845, veja tabela abaixo) e também evite de deixar o Publisher efetuar o roteamento de chamadas, “pois segundo a  “best practice” que os subscribers façam o serviço pesado de processamento de chamadas, e o publisher se encarregará das outras tarefas que só ele pode fazer.

Types of Cisco Unified CM Servers 
Server Type Cisco Server Model Characteristics
Standard server (not high availability) MCS 7815, MCS 7816, or equivalent •Single processor•Single power supply•Non-RAID SATA hard disk
Standard server with RAID MCS 7825 or equivalent •Single processor•Single power supply•SATA controller with RAID 0/1 support
Standard server with RAID, for Cisco Unified Communications Manager Business Edition (Unified CMBE) MCS 78281 •Single processor•Single power supply•SATA controller with RAID 0/1 support
High-availability server MCS 7835, MCS 7845, or equivalent •Multiple processors•Multiple power supplies•Multiple Serial Attached SCSI (SAS) drives with RAID 1

1 The Cisco MCS 7828 supports only Unified CMBE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: