Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Hotline com aparelhos SIP + Prime Line + All Calls

Posted by ligiavillarinho em 05/02/2013


Post criado por Henrique Cosmo Ferreira

Recentemente um grande cliente fez upgrade do cluster de CUCM da versão 7.1.3 para 8.6(2a)SU2 e adquiriu diversos IP Phones 9971 para os chefes que utilizam várias linhas com hotline, somente para falar com suas secretárias…eis que surge um grande incômodo: hotline (PLAR) com aparelhos SIP. No meu caso só utilizei o 9971, mas o sintoma deve ser o mesmo em outros modelos SIP.

No link abaixo você pode acompanhar como o hotline é configurado (pré-requisito):
https://avvid.net/2009/11/05/hotline-no-callmanager/
Aí você configura tudo para o aparelho SIP, aperta o botão e….nada acontece. A ligação não inicia.

A Cisco explica:
Ao contrário dos aparelhos SCCP, os aparelhos SIP coletam dígitos localmente antes de enviá-los (em bloco, por default) para o CUCM. Os SIP phones usam um dial plan local para saber quando os dígitos foram suficientemente entrados e também para iniciar um INVITE com os dígitos coletados.

Os aparelhos mais novos conseguem “imitar” o SCCP utilizando o KPML (Key Press Markup Language), enviando dígito a dígito para o CUCM. Já com o SIP Dial Rule, os padrões de dígitos são pré-definidos e serão coletados localmente no aparelho antes de enviar ao CUCM, podendo nem mesmo chegar ao CUCM, diminuindo overhead de processamento e consumo de banda.

Explicação mais detalhada dos conceitos de SCCP, SIP Phones e Dial rules em

https://supportforums.cisco.com/docs/DOC-21748

Se tiver muitos aparelhos, a Cisco recomenda que seja efetuada a mudança na SIP Dial Rule fora do horário comercial, pois o servidor TFTP pode ficar sobrecarregado ao recriar todos os arquivos de configuração dos aparelhos.

Para que um aparelho SIP funcione com PLAR é necessário configurar uma regra SIP com rota nula especificando o botão (linha) e então associá-la na configuração do aparelho:

1) Call Routing -> Dial Rules -> SIP Dial Rules;

2) Add New -> 7940_7960_OTHER (no meu caso)-> Nome e Description;

3) Em Pattern Description preencha como Linha2, por exemplo, e clique em “Add Plar”;

4) Em Dial Parameter, troque para “Button” e digite no campo Value qual linha utilizará o Hotline. Você pode verificar a numeração na configuração do aparelho (Device->Phone). A linha principal é o button 1 e assim por diante. Depois clique em “Add New Parameter” e não preencha nada;

5) Salve e vá para a configuração do aparelho no qual deseja aplicar esta regra. Em “SIP Dial Rules” selecione a regra criada e efetue um restart no aparelho.

Importante: Se o número do botão não for especificado, todas as linhas serão consideradas Plar.

OK. Agora você aperta o botão da linha configurada com a CSS/Partition correta (além do aparelho já estar configurado com o SIP Dial Rules correto) e o hotline funciona!

A ligação é originada apenas apertando o botão da line. Entretanto, digamos que você tenha utilizado um aparelho 99XX e, após acionar o PLAR e desligar normalmente, lembrou que precisa falar com outra pessoa e para tal, usará a linha principal. Você retira o aparelho do gancho e percebe que o hotline é acionado novamente. Ou seja, a última linha usada foi tomada novamente ao retirar o handset do gancho (o que no meu cenário é inviável, passível de reclamações, pois a linha principal possui CSS com todas as permissões, sendo necessário assim, apertá-la toda vez para efetuar ligações).

Isso não é um bug (apesar de ser documentando como um Product Enhancement em CSCtb41806 e CSCtt96205), é o funcionamento normal desta linha de aparelhos.

Solução 1 – Always use Prime Line

Até antes de começar a escrever este post, usei como workaround a opção “Always use Prime Line”, habilitando-o na configuração do aparelho. Como o nome já diz, a linha primária sempre será usada. Sempre mesmo. Seja ligação de saída ou entrada, o que gera outro incômodo:

USER Aàchama a segunda linha do USER Bà USER B retira o aparelho do gancho para atender à Ouve tom de discagem da linha primária e precisa apertar o botão da linha que está tocando e o botão “Atender” para iniciar a conversa.
Apesar de resolver o incômodo de sempre ter que apertar a linha primária para discar, o “always use prime line” faz com que o usuário tenha que selecionar a linha que estiver tocando (caso não seja a primária) para então atender.

Veja que não há mais o problema ao originar uma ligação:

USER Aàaciona hotline e fala com a secretária àtermina a conversaà põem no gancho à retira do ganchoà linha primária é acionada à faz uma nova ligação para fora utilizando a linha primária.

Solução 2 Show All Calls on Primary Line

Na verdade o engenheiro do PDI já havia me informado da função “Show All Calls on Primary Line” como workaround, mas após vários testes, não obtive sucesso. Eu já havia desistido e até apresentei ao meu cliente a solução 1, com suas vantagens e desvantagens. Mas ao tentar uma última vez antes de iniciar a escrever este post, encontrei outra opção que deixou a solução mais parecida com o cenário que todos estamos acostumados.

No meu caso, como foi feito upgrade para a versão 8.6(2a)SU2, não foi necessário instalar device package algum para habilitar o all calls na página de configuração do aparelho (a versão 8.6(2a) não a contempla). Além disso, no 9971 o firmware 9.2(2) informado no bug ID não funcionou (funciona com o firmware 9.3-2 e outros mais recentes).

Se você utiliza uma versão antiga do 8.6.x, tente o seguinte devicepack informado no CSCtt96205: cmterm-devicepack8.6.1.21015-1.cop.sgn.

Habilitar o “Show All Calls on Primary Line” na página de configuração do aparelho, faz com que você possa atender as ligações de qualquer linha ao tirar o aparelho do gancho, como estamos acostumados em outros aparelhos SCCP. Isto resolve o problema da Solução 1, ou seja, não é mais necessário escolher a linha que está tocando e depois apertar o botão “Atender”. Basta retirar o handset do gancho para atender. Porém, ao fazer uma nova ligação, você perceberá que a última linha usada será tomada novamente. A linha primária não será selecionada automaticamente.

Para resolver, habilite também a opção “Revert to All Calls” ainda na configuração do aparelho.

Pronto. Ao término de uma ligação em qualquer line, a linha primária sempre estará selecionada para a próxima ligação e no caso de uma ligação entrante, você pode atender somente levantando o handset.

Referência:

SIP (PLAR):
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/admin/5_0_1/ccmsys/a08sip.html#wp1157604

SIP Dial rules:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/admin/8_6_1/ccmcfg/b03sdial.html

Configuring Private Line Automatic Ringdown (PLAR): http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/admin/8_6_1/ccmcfg/b03dn.html#wp1338158

Features, Templates, Services, and User Setup:

http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cuipph/9971_9951_8961/9_0/english/admin_guide/P567_BK_CEC6105C_00_admin-guide-8961-9951-9971_chapter_01000.html

Anúncios

Uma resposta to “Hotline com aparelhos SIP + Prime Line + All Calls”

  1. edsonesf said

    Muito top!
    Claro e bem explicado.
    Valeu pelo help 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: