Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

TC Endpoints – Mudança de licenciamento na versão 6

Posted by Paulo Souza em 29/05/2013


Olá pessoal,

Recentemente a Cisco fez uma grande mudança de licenciamento nas vídeo conferências Cisco que utilizam TC Software (Séries C, SX, MX, EX e Profiles).

A Cisco lançou a versão TC 6.1.0. A partir desta versão, não será mais necessário gerar e inserir nova release key quando fizermos um upgrade de versão. A partir da TC 6.1.0, basta que o equipamento tenha uma release key válida de qualquer versão para fazer o upgrade para a TC 6.1.0 e superiores. Exemplo, um upgrade da versão TC 2 para a versão TC 6.1.0 pode ser feito diretamente sem a necessidade de gerar e inserir uma nova release key. Existe apenas uma exceção para a versão TC 5.1.x por conta de um bug na web, mas todas as outras versões se aplicam a esta mudança.

Tudo que precisaremos é um CCO na Cisco associado com algum contrato de garantia que possua TC endpoints inclusos, isto é requerido apenas para fazer o download do software, mas não é necessário inserir número de contrato de garantia na hora do download. Para mim que possuo CCO associado com uma integradora Cisco, isto não é problema, baixei a versão 6.1.0 sem problemas. Como existe a necessidade login para fazer o download, a partir da TC 6.1.0, a Cisco não disponibilizará mais o arquivo no FTP publico da Tandberg, que até então ainda estava sendo atualizado.

Acredito esta mudança faz parte da estratégia da Cisco de migrar os endpoints TC para o CallManager, eles serão tratados como um simples telefone no que diz respeito a upgrade de software, o administrador terá que instalar o firmware no CallManager e setar no device phone, sem se preocupar com o licenciamento, essa é a intenção da mudança. Na TC 6.1.0 novas features relacionadas ao CallManager foram adicionadas, como shared lines, ad-hoc conferencing, Call Forward All, CTI/JTAPI support e etc. Considerando que recursos como Voice VLAN via CDP, option 150 DHCP, criptografia (CUCM 9), provisioning e outros recursos importantes – já estão disponíveis, começamos a ter um cenário onde pode se tornar viável ter endpoints TC registrados no CallManager. Claro que ainda existem outras limitações relacionadas, principalmente, ao TMS, como agendamento multiponto e relatórios, que nos obriga a ter o VCS.

Notem que o recurso de upgrade programático de software via TMS foi descontinuado para as versões TC 6.1.0 e superiores, agora o administrador terá que anualmente disponibilizar o arquivo de atualização no TMS, ele não será baixado da Cisco automaticamente. Tudo o que o TMS fará é informar que há versão nova disponível.

A tabela abaixo resume a mudança:

Imagem

Release Notes TC 6: http://www.cisco.com/en/US/docs/telepresence/endpoint/software/tc6/release_notes/tc_software_release_notes_tc6.pdf

Comunicado oficial da mudança: https://supportforums.cisco.com/servlet/JiveServlet/previewBody/31882-102-1-79217/New%20download%20procedure%20TP%20Endpts%20FINAL.pdf

Até a próxima.

Paulo Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: