Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Telepresence Server agora suporta 24 portas HD

Posted by Paulo Souza em 29/05/2013


Olá pessoal,

Hoje vou compartilhar com vocês uma mudança que a Cisco fez no Telepresence Server. Para aqueles que não conhecem, o Telepresence Server é uma MCU de telepresença desenhada para TPs imersivas. A grande diferença entre o TP Server e uma MCU comum é o suporte a multiscreen utilizando o protocolo TIP e os layouts de tela dinâmicos baseado em voice switched e room switched. O TP Server é vendido como um appliance (7010) ou uma placa da MSE 8000 (8710).

Até dezembro de 2012 a capacidade do TP Server era de 12 portas Full HD ou 16 portas HD. Note que o termo “portas” se refere a quantidade de telas conectadas no multiponto e não a quantidade de endpoints conectados. Ou seja, uma CTS 3010 que contêm 3 telas consome 3 telas portas no TP Server. Então com apenas uma placa de TP Server operando em modo HD era possível conectar no máximo 5 CTS 3010 (3 X 5 = 15; 15 < 16) ou conectar 16 TPs single screen ou conectar endpoints single screen e multi screen até completar a capacidade total.

Pois bem, muitos clientes reclamavam da capacidade do TP Server, pois o consumo é calculado por telas e não por participantes e, além disso, vamos ser honestos, 16 telas não dá nem pra começar a brincar, não é? XD

Então a partir de dezembro de 2012 a Cisco ampliou a capacidade do TP Server, mudando a limitação de telas em HD de 16 para 24 portas! A capacidade Full HD permanece a mesma, 12 telas! Esta ampliação de capacidade foi feita via software e não via hardware, portanto para ter a ampliação basta atualizar o TP Server para a versão 2.3 ou superior, não é necessário qualquer intervenção de hardware, nada além do upgrade é necessário. Em relação ao licenciamento, se você possui licença para habilitar as 12 portas Full HD, então você também possui licença para usar as 16 portas HD, e fazendo o upgrade você já tem direito a utilizar as 24 portas HD mesmo sem adquirir licença adicional. Em outras palavras, a ampliação foi realmente sem custo!! Nem licença é necessário!

Muita gente ficou XD com essa mudança, pois se compararmos o TP Server com as demais MCUs do mercado, é notório que o preço é muito alto para a capacidade de 16 portas, ainda mais que com esse modelo de consumo por telas e não por endpoint, acredito que por este motivo a Cisco ampliou a capacidade do TP Server sem custo adicional, pois a solução estava deixando de ser competitiva no mercado, uma vez que o suporte a multi screen não é mais exclusivo Cisco, pois o protocolo TIP foi aberto no mercado, então há outros fabricantes que também oferecem MCUs com suporte a multiscreen, inclusive compatíveis com TPs Cisco, justamente por suportar o protocolo TIP (o mesmo utilizado nas TPs Cisco atualmente), sendo assim, o TP Server deixou de ser exclusivo. Ante a este cenário, acredito que a melhor opção da Cisco para manter a competitividade era ampliar capacidade sem custo adicional. Bom, pelo que tenho visto, a estratégia está dando certo, muitos clientes a partir desta mudança estão abandonando a ideia de adquirir MCUs de outros fabricantes e partindo para estratégia de ampliar o TP Server atual e até de investir em novas placas ou appliances.

Apenas para referencia, a Cisco considera:

HD = up to 720p30

FullHD = up to 1080p30 / WUXGA (1920×1200) @ 27fps

Até a próxima!

Paulo Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: