Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Otimizando consumo de banda em TC Endpoints

Posted by Paulo Souza em 12/06/2013


Galera,

Neste post vou compartilhar com vocês uma configuração legal que encontrei recentemente nas vídeo conferências Cisco que utilizam TC Software (C, SX, MX, EX e Profiles).

Segundo o datasheet dos TC endpoints, a banda mínima requerida para fazer uma chamada em HD (720P30) é 768Kbps. Vejam por exemplo o item Minimum bandwidth do datasheet do SX20:

http://www.cisco.com/en/US/partner/prod/collateral/ps7060/ps11304/ps11313/ps11424/ps12153/data_sheet_c78-688342.html

Quando eu li isso fiquei meio confuso, porque fazendo testes e mais testes, a chamada usando 768Kbps não fechava em HD de jeito nenhum, sempre fechava com resolução inferior. Então comecei a ler o admin guide (sempre leiam o guide!) do equipamento e descobri que o perfil de consumo de banda é configurável! Existe um parâmetro na configuração de vídeo da entrada da câmera que específica o nível de compactação e consequentemente o consumo de banda da chamada. Este parâmetro fica no menu de configuração Video > Input > Source [1..n] > OptimalDefinition > Profile. Nesta opção, pode-se definir o valor para normal, medium ou High. Dependendo do perfil definido, o consumo de banda será diferente. Vejam a tabela abaixo:

Optimal Definition Profile

Notem que os valores de banda descritos na tabela acima não consideram a banda para apresentação, apenas para áudio e vídeo básico.

Vejam que, de acordo com a tabela cima, se eu setar o perfil para medium, será possível fazer uma chamada a 720p a 30 frames por segundo. Eu fiz o teste e funcionou perfeitamente. De acordo com a documentação, o perfil normal oferece um nível comum de compactação do vídeo, o perfil médium reduz 25% do consumo de banda em comparação com o medium, enquanto que o perfil high reduz 50% do uso de banda em comparação com o perfil normal!   =O

Mas calma aí, se é tão simples, por que a Cisco não deixa por padrão configurado para usar um perfil que usa menos banda? Ou melhor, pra que definir o perfil através de um parâmetro? Não seria melhor o equipamento por padrão otimizar o máximo possível? Bem, a resposta para estas perguntas está abaixo:

Requisitos para otimizar o consumo de banda

De acordo com a documentação, para que o consumo de banda possa ser otimizado definindo um perfil com maior capacidade de compactação, é necessário que a sala possua iluminação em boas condições. Se a sala possui uma boa iluminação (eu recomendaria o mesmo padrão de iluminação usado em salas imersivas), então é possível sim otimizar o consumo de banda aumentando a compactação. Em geral, para utilizar cada perfil, siga esta recomendação relacionada a iluminação da sala:

Normal – Tipicamente usado em salas mal iluminadas

Medium – Tipicamente usado em salas com iluminação boa e estável e usando uma boa qualidade de input de vídeo (se você usa uma câmera Cisco Precision HD, a qualidade do input de vídeo não é problema)

High – Recomendado apenas em salas dedicadas para vídeo conferência, com iluminação muito boa, semelhante aquelas usadas em salas imersivas. Também é necessário uma boa qualidade de input de vídeo (se você usa uma câmera Cisco Precision HD, a qualidade do input de vídeo não é problema)

Espero que seja útil! Segue referência da Cisco:

SX20 Administrator Guide TC6 – Página 113 – http://www.cisco.com/en/US/docs/telepresence/endpoint/quick-set-sx20/tc6/administration_guide/sx20_quickset_administrator_guide_tc61.pdf

Paulo Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: