Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Jabber for Telepresence – Problema de desconexão com cluster de VCS – CSCud17952

Posted by Paulo Souza em 23/06/2013


Olá pessoal,

Neste post vou compartilhar com vocês um problema que descobri recentemente com o Jabber for Telepresence. Trata-se de um bug que causa grande impacto e até o momento não foi resolvido. Continuem lendo. =)

O problema ocorre quando há Jabbers for Telepresence registrados em um cluster de VCS (Control ou Expressway) com autenticação de dispositivos habilitada. Neste cenário, o cliente Jabber pode experimentar desconexões de chamada e perdas de registro inesperadas, após um certo período de tempo que o cliente está registrado e/ou em ligação. Vejam como o problema acontece:

  • O Jabber se registra com o primeiro VCS do cluster que requer autenticação
  • Após alguns segundos, o registro SIP irá expirar, então o cliente terá que se registrar novamente, quando o re-registro é encaminhado para o segundo VCS do cluster, este VCS também solicitará autenticação, então o cliente Jabber desconectará a chamada atual para se autenticar com o segundo VCS

Em resumo, o cliente jabber desconectará as chamadas sempre que for se autenticar com outro peer do cluster.

Este problema acontece principalmente quando você tem um cluster de VCS Controls integrados com um VCS Expressway, e há clientes jabber da internet se registrando no cluster de VCS Control através do VCS Expressway usando proxied registration. Neste cenário, as desconexões acontecerão com mais frequência.

Workaround

Se o deployment em questão utiliza  proxied registration como citado anteriormente, não há workaround (se prepare para inventar uma boa desculpa). Se o deployment contempla clientes Jabber registrados diretamente em um cluster de VCSs Control ou Expressway, você pode abrir mão da sua redundância e configurar o seu ambiente de provisioning de forma que os jabbers se registrem com apenas um peer do cluster unicamente.

Importante: Este problema foi resolvido no Jabber for IPad, porém ainda está em aberto para o Jabber for Telepresence (Movi) cuja versão atual é 4.6.

Minha expectativa é que este bug seja solucionado na próxima versão do Jabber for Telepresence.

Abs!

Paulo Souza

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: