Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

E o tal do Apply Config no UCM ??

Posted by loliveira em 11/07/2013


Bom,  todos que trabalham desde as versões antigas do callmanager (como eu, versão 3 em diante) são acostumados a salvar suas alterações clicando em Save e pronto, está feito.

Mas a partir da versão 7.1(2) passamos a observar um novo botão chamado Apply Config….

applyconfig

Bom, ambos fazem a mesma coisa ? Basicamente sim …. mas segundo definições, o Apply Config é … um pouco mais …. inteligente.

A Cisco menciona que alguns dispositivos não precisam de um restart/reset para que as configurações sejam aplicadas….(??? alguém sabe quais são) e nestes casos usa-se o Apply Config.

Ao procurar mais sobre esta questão…. fiquei em dúvida, pois todas as configurações realizadas são gravadas no DB e é atualizado os arquivos de configuração do TFTP para assim o dispositivo (após o reset/restart) baixar e tudo funcionar.

Até encontrei algo documentado no CIPT 1 da CiscoPress.

applyconfig 2

 

Acho que este comando deveria ter uma definição mais clara, e principalmente quais dispositivos não precisam de restart/reset para aplicar suas configs.

 

Anúncios

4 Respostas to “E o tal do Apply Config no UCM ??”

  1. rhaidar said

    Ao clicar no Apply Config, um pop-up que tenta explicar sua função: “Please save the configuration before continuing. When you click apply config, the device may go through a restart. When restart is initiated, connected calls will be preserved but calls in progress may be dropped. “. O Apply Config não aciona o Save nem o Restart. Você pode mudar o MAC, o description, a CSS do device e etc, dando um Apply Config a cada alteração – as mudanças são feitas porém não vão para o arquivo do tel no TFTP. Não consigo achar muitos motivos pra isso, mas você pode alterar 35 opções no tel e dar um Apply Config para tudo mudar na tela de definições, e no final dar um save e realmente alterar todas de uma vez…

  2. Hebert Ricardo Silva Pereira said

    Na minha opinião o ideal seria simplificar estes botões e dependendo do que a configuração realizada requer o CUCM tomaria a ação necessária.Não sei se me expressei muito bem, mas o que quero dizer é, por exemplo: “Existiria apenas o botão “Save” e ao realizarmos uma alteração e clicarmos no botão o próprio servidor realizaria o “Restart” ou “Reset”, conforme necessidade de cada ítem de configuração”. Será que seria pedir demais? rsrsrs

    • rhaidar said

      Hebert, não sei não… rsrs… Na maioria das vezes, eu fujo do reset, pois ele pode implicar em uma atualização de firmware que eu não estou querendo pra já. Isso pode causar um telefone crítico parado por uns 10 minutos em um momento complicado, só devido a troca de um BLF ou SD. Nós gerenciamos aqui uma rede varejista de grande porte, e os resets de alguns grupos de telefones ocorrem nas madrugadas de fins de semana. Além disso, no CUCM 8.6, o Save já tem a função que você descreve: alterar um description e dar um Save não reflete em nada no tel; alterar um SD, um BLF e até mesmo um DN e dar um Save faz com que ele automaticamente dê um Restart após alguns segundos. Para mim, o reset só é cabível em troubleshoots referentes a falhas mesmo. Acho que o conceito pode se aplicar (extrapolando muito a escala), a um serviço rodando no cluster: uma alteração administrativa, de segurança ou de conexão do Presence ou Unity, por exemplo, pode exigir um Restart de um serviço, mas não é necessário um Reset do Publisher a não ser que você tenha um problema sério ou uma atualização de versão/instalação de patch… Com os tels funciona + ou – da mesma forma… Acho que o CUCM é meio como o IOS – algumas coisas certas estão escritas em linhas tortas… rs… .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: