Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

Callmanager – Usuários e Senhas

Posted by gvillarinho em 13/09/2013


Quando você instala um Communications Manager ( conhecido popularmente como Callmanager, CUCM ) há diversos usuários e senhas que você precisa configurar, hoje vou falar um pouco sobre isso, suas diferenças e como recuperar.

 

Usuário de sistema operacional (Platform user)

Este usuário é utilizado para acessar a parte de sistema operacional do servidor, com este acesso pode-se reiniciar e/ou desligar o servidor, alterar senhas, instalar atualizações, correções ou patchs ( patch são pequenos pacotes com diversos propositos como instalar linguagem em português, habilitar um novo telefone e sua firmware ).

Este usuário é criado um para cada servidor, ou seja, se você tiver um cluster em seu ambiente com 3 servidores, você terá 3 usuários ( um em cada ) diferentes.

Como alteramos o password do usário de sistema operacional ?

Quando estiver logado na console ou acessando via SSH a CLI, execute o comando:

set password admin

Pressione enter e será solicitado a inclusão da senha antiga e depois da nova.

Como recuperar o usuário do sistema operacional ?

Caso tenha esquecido o usuário ou mesmo a senha, você precisará ter acesso físico ao servidor, assim pode “provar” que tem acesso ao servidor. Quando logar no servidor coloque as informações abaixo:

Username: pwrecovery

Password: pwreset

Com isso você entrará em uma interface de reset de senhas. Se você possui um CD / DVD dentro do leitor, remova agora e pressione qualquer tecla para continuar, depois quando solicitado insira um CD ou DVD que você tenha em mãos, pode ser qualquer CD / DVD, unica restrição é um CD gravado para tocar audio, ou seja, qualquer CD / DVD contendo qualquer tipo de dados, funcionará! Após a validação, será exibido um prompt para escolher qual password gostaria de mudar, escolha administrator (letra a) depois inclua um novo password. Lembre-se que o nome do usuário será alterado para “admin”.

Você também pode criar novos usuários de sistema operacional, com o comando:

set account name

Usuário de aplicação (application user)

Este é o usuário que utilizamos para acessar a pagina web de configuração do servidor, com este acesso você pode realizar todas as configurações pertinentes ao callmanager. Este usuário existe apenas um por cluster, ou seja, quando você está instalando o seu publisher, será questionado esse usuário, já nos subscriber não.

Como alterar o password do usuário de aplicação ?

Há duas maneiras de se alterar o usuário, a primeira e mais simples é acessando via pagina web mesmo, navegue em end user > application user e procure o usuário, alterar sua senha e salve. A outra maneira é acessando via console ou ssh a CLI e digitando o comando:

utils reset_ui_administrator_password

Pressione enter e será questionado o novo password do usuário.

Como recuperar o usuário de aplicação ?

Para recuperar, você precisa ter no minimo acesso ao usuário de sistema operacional, acesse via console ou ssh a CLI e digite o comando:

utils reset_ui_administrator_name

Pressione enter e será questionado o novo nome do usuário, caso queira mudar a senha também pode inserir o comando utils reset_ui_administrator_password mostrado anteriormente

Você também pode criar ou associar usuário com permissão para acesso especificos da pagina web, leia mais detalhes de user group e roles:

http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/admin/8_6_1/ccmsys/a02mla.html#wpxref88282

 

Security password

Por ultimo porém não menos importante que os outros temos o security password, responsável por permitir a integração dos servidores (subscribers) adicionais ao publisher do callmanager. É muito comum não ser lembrada na documentação quando é instalado um novo cluster e futuramente, quando é adicionado um novo servidor ao cluster é necessário reinicia-lá.

Como alterar o security password ?

Acesse via console ou SSH a CLI e digite o comando:

set password security

Pressione enter e será exibido o prompt para a senha antiga e nova.

OBS: CASO PRECISE ALTERAR A SENHA, FAÇA ISSO NO PUBLISHER (SERVIDOR PRINCIPAL) REINICIE O SERVIDOR E DEPOIS FAÇA NOS DEMAIS E REINICIE TAMBÉM.

Como recuperar a senha do security password ?

Siga o mesmo processo do recuperação do usuário de sistema operacional, ou seja, acessando via console com o usuário Username: pwrecovery e Password: pwreset, faça a validação do CD ou DVD de dados e em seguida escolha a opção s para alterar a security password.

OBS: CASO PRECISE ALTERAR A SENHA, FAÇA ISSO NO PUBLISHER (SERVIDOR PRINCIPAL) REINICIE O SERVIDOR E DEPOIS FAÇA NOS DEMAIS E REINICIE TAMBÉM.

 

Até a proxima.

Anúncios

7 Respostas to “Callmanager – Usuários e Senhas”

  1. Wilson Santana said

    Parabens Guilherme pelo Blog. Muito boa a materia, mas, gostaria de ressaltar duas coisas. Se eu não entendi errado, o fato de ter 03 Servidores num Cluster, não necessariamente te obriga a ter 03 usuarios distintos para OS, voce pode ter o mesmo usuario.
    Em relação a troca da senha de administrador do CallManager, tem que se ter cuidado, pois, se na solução tiver um UCCX, trocar a senha de administrador era forçar reconfigurações para não parar o UCCX.

    • gvillarinho said

      Para o usuário de OS sim, você terá 3 usuários se tiver 3 nós no cluster. Você pode ter ( e isso é bem comum nas instalações ) três usuários com o mesmo nome e mesma senha, mesmo sendo em servidores diferentes, mas por acaso de você alterar a senha do usuário de OS em um dos nós do cluster não irá replicar para os demais. Outro exemplo, que o pessoal usa bastante é ter o mesmo nome de usuário para o usuário de OS e usuário de aplicação, você pode ter o mesmo nome, não tem problema, porém tem que lembrar que são usuários distintos, se você alterar a senha do application user, não mudará do OS user.
      Quanto a integração do CUCM com UCCX, sim, o analista tem que mapear direito o que há em seu ambiente antes de qualquer alteração, principalmente uma mudança de senha, para não causar impacto nos demais serviços. Eu, particularmente, não gosto de utilizar o usuário de aplicação do callmanager para integrações, como é o caso do UCCX, prefiro criar um application user para cada integração nova.
      Abraços

  2. Henrique said

    boa!!
    Uma dúvida: você tentou resetar a senha do CUCM/Unity em um ambiente virtualizado utilizando o pwrecovery? O UCS C220M3 por exemplo não tem drive de CD/DVD. Basta montar uma iso, por exemplo, via vSphere?
    Um outro comentário que gostaria de fazer é que tive problema de replicação da senha de security durante a instalação de mais um subscriber. Ai não tem jeito, é TAC. Apesar da instalação ter concluído (após reset de senha) como mais um node do cluster, o status da replicação não saía de OFF-LINE, nem com reza brava. O engenheiro rodou um script python no modo root para sincronizar as senhas.
    Abraço e parabéns pelo trabalho que vcs tem realizado.

    • gvillarinho said

      Olá Henrique,
      Se não me engano já fiz esse processo em lab, montei um .iso que tinha e funcionou. Agora em ambiente real, acredito que irá funcionar.

      Quanto ao security password, sim, é um pesadelo quando ocorre algo do tipo, eu particularmente, não gosto de mexer na security password por ser “bem delicado”, já escutei muita gente falar mal. Precisei alterar até hoje uma vez e muita reza ( como mencionou ) funcionou após o boot.

      Abraços e obrigado.

  3. Pessoal,
    A partir da CUCM 9.X o comando para alterar a senha de OS foi alterado de “set password admin” para “set password user admin”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: