Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

VCS – Entendendo licenciamento de chamadas

Posted by Paulo Souza em 13/09/2013


 

Olá pessoal,

Neste tópico vou compartilhar como funciona o licenciamento de chamadas no VCS (Video Communication Server), incluindo o que são e quais as diferenças entre Traversal License e Non-Traversall License. Continuem lendo.  =)

Sobre as licenças de chamada

Diferente do CallManager, o ponto chave de licenciamento no VCS não se baseia no número de devices cadastrados ou registrados, e sim no número chamadas simultâneas que se originam ou passam pelo VCS. O VCS já inclui, gratuitamente, licença para registrar 2500 devices, este número representa a capacidade máxima suporta por um VCS, portanto o licenciamento de devices no VCS não é algo a se preocupar quando adquirir licenças para o VCS.

O custo a se considerar está relacionado as licenças de chamadas, estas sim devem ser adquiridas para que os endpoints “gratuitamente” registrados no VCS consigam fazer e receber chamadas (Tandberg’s deal). Basicamente, dois tipos de licenças de chamadas podem ser compradas para o VCS:

Non-Traversal Call License:

Esta licença é utilizada pelo VCS sempre que uma chamada for considerada como “Non-Traversal Call”. Veja mais detalhes a seguir.

Esta licença pode ser adquirida em pacotes com 10, 20, 50, 200 ou 300. Os partnumbers para cada pacote estão listados abaixo:

  • LIC-VCS-10
  • LIC-VCS-20
  • LIC-VCS-50
  • LIC-VCS-200
  • LIC-VCS-300

O bundle padrão do VCS Control geralmente inclui 10 licenças Non-traversal. Já o bundle padrão do VCS Expressway não inclui nenhuma Non-traversall call license, uma vez que esta licença é normalmente utilizada no VCS Control, pois no VCS Expressway o que mais se aplica são as Traversal call licenses.

Traversal Call License:

Esta licença é utilizada pelo VCS sempre que uma chamada for considerada como “Traversal Call”. Veja mais detalhes a seguir.

Esta licença pode ser adquirida em pacotes com 10, 20 e 50. Os partnumbers para cada pacote estão listados abaixo:

  • LIC-VCSE-10
  • LIC-VCSE-20
  • LIC-VCSE-50

O bundle padrão do VCS Control geralmente inclui 100 licenças Traversal. Já o bundle padrão do VCS Expressway inclui 5 Traversall call license. Parece estranho o VCS Control já vir com tantas licenças Traversal, basta ler sobre o que é o uma licença traversal que você vai entender o motivo disto (Tandberg’s deal, again!).

O que é uma non-traversal call?

Uma non-traversall call é uma chamada onde apenas a sinalização passa pelo VCS, assim o RTP corre ponto a ponto de um device para o outro sem a intermediação do VCS. Em resumo, uma chamada será non-traversall sempre que o VCS não precisar fazer qualquer conversão de protocolos ou a chamada não for roteada para o VCS Expressway, como por exemplo:

  • Endpoint SIP para endpoint SIP
  • Endpoint H323 para H323

Mesmo que um dos pontos da chamada estiver registrado com um gatekeeper ou SIP server vizinho do VCS (exceto VCS Expressway), desde que a chamada não sofra conversão de protocolos, ela será considerada non-traversal, portanto consumirá uma licença Non-traversal Call License.

Cada VCS suporta um total 250 Non-traversal calls simultaneamente. Este número pode ser acrescido usando cluster de VCS.

O que é uma traversal call?

Uma traversal call é uma chamada onde o VCS roteia tanto a sinalização quanto a mídia/RTP (assim como o MTP do CallManager) para os endpoints, normalmente quando há conversão de protocolos ou quando a chamada é roteada para o VCS Expressway. Uma chamada será considerada traversal nos seguintes cenários:

  • Endpoint SIP para H323 (e vice versa)
  • Endpoint usando IPv6 para endpoint usando IPv4
  • Chamada roteada para uma traversal zone (trunk com VCS Expressway)
  • Quando o VCS tem duas interfaces (dual nic option), se a chamada entrar por uma porta e sair por outra
  • Endpoint SIP para endpoint SIP onde um deles está atrás de NAT
  • Chamadas que passam por uma zona com “media encryption policy” configurada
  • Chamadas criptografadas envolvendo OCS 2007 ou Lync 2010 onde o B2BUA não está sendo usado

Um detalhe importante é, no VCS Expressway, se você fizer uma chamada do tipo Non-Traversal (SIP to SIP ou H323 to H323), caso você não tenha nenhum licença Non-traversal no VCS Expressway, ele usará as licenças Traversal, mesmo que a chamada não seja traversal, e a mídia também não será roteada pelo VCS, apenas a sinalização. Obviamente, este comportamento só se aplica ao VCS Expressway.

Cada VCS suporta um total 100 Traversal calls simultaneamente. Este número pode ser acrescido usando cluster de VCS.

Espero que seja útil. Em um outro tópico vou descrever um método legal para aproveitar estas 100 Non-traversal call licenses gratuitas que vem inclusas no VCS Control e economizar na hora comprar as licenças. XD

Até a próxima!

Paulo Souza

Anúncios

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: