Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

VCS – Como evitar SIP UDP timeout sem desabilitar UDP

Posted by Paulo Souza em 26/09/2013


Pessoal,

Na minha experiência com projetos de telepreseça Cisco, eu já vi muitos cenários onde havia problemas delay em chamadas da rede local para internet usando a solução VCS Control e VCS Expressway da Cisco. Problemas geralmente relacionados a endpoints locais SIP chamando endpoints externos H323 não registrados no VCS Expressway, como endpoints stand alone, por exemplo. Neste cenário, muitas vezes as chamadas demoravam muitos segundos para conectar, a ponto de usuário simplesmente desistir da ligação achando que há algum problema com o sistema.

Estes questões em que leva um tempo muito grande para conectar as chamadas para a internet são normalmente relacionados ao protocol SIP usando transporte UDP. Então  maioria dos usuários desabilitam o protocol SIP UDP no VCS Expressway, o que definitivamente resolve o problema e é inclusive recomendado pela Cisco. Porém, em alguns casos, pode-se ter endpoints na internet antigos que apenas suportam SIP usando transporte UDP, neste caso, se o UDP for desabilitado globalmente nas configurações de SIP, tais endpoints não serão capazes de se comunicar com o seu ambiente usando SIP UDP. Isto não se relaciona a apenas endpoints legados que apenas suportam UDP, isto pode ser também aplicado para endpoints da internet que suportam SIP sobre TCP, UDP e TLS, mas que por algum motivo, apenas UDP foi habilitado.

Para contornar este problema sem desabilitar o SIP UDP globalmente, eu criei um workaround que pode ser aplicado em qualquer ambiente. Vale a pena conferir, segue link do documento que postei na CSC global de telepresence da Cisco:

https://supportforums.cisco.com/docs/DOC-36694

Até a próxima.

Paulo Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: