Architecture for Voice, Video and Integrated Data

Cisco Unified Communications

VCS – Exemplo de configuração de dial plan para evitar interworking

Posted by Paulo Souza em 26/09/2013


Pessoal,

Na minha experiência com projetos de vídeo envolvendo VCS Control e VCS Expressway, eu tive muitos problemas com conversão de protocolos no VCS, usando o recurso de interworking, como por exemplo em ligações de SIP para H323 e vice versa. Eu já vi alguns cenários em que a criptografia não era negociada direito, o DTMF não chegava do outro lado, ou acontecia algum erro de negociação bizarro e a chamada não funcionava. Isso quase sempre acontecia em ambientes com o VCS Expressway, onde o cliente fazia conferência com tudo o que é tipo de endpoint na internet, até aqueles bem antigos já aposentados que ninguém quer nem de graça. Inclusive, me lembro de ter pego uma situação onde um endpoint antigo da Polycom reiniciava (literalmente!!) sempre que o VCS convertia a chamada de SIP para H323 e o lado SIP era um endpoint interno tentanto negociar criptografia.

Mas claro, estes tipos de problemas não são comuns, existe a possibilidade de eles ocorrerem, principalmente quando há integração com a internet, mas não é algo que recorrentemente apresenta problema.

Bom, criei recentemente um documento mostrando um exemplo de configuração de dial plan do VCS no qual o VCS manipula as chamadas de forma a evitar conversão de protocolos (interworking) sempre que possível. Este documento contém todas as search rules e transforms que devem ser aplicadas nos VCSs para fazer a mágica acontecer. Publiquei o doc no CSC global de telepresença da Cisco, vale a pena conferir:

https://supportforums.cisco.com/docs/DOC-36695

Ate a próxima!

Paulo Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: